Biblioteca da Matrioska

Disponibilizo aqui alguns livros que são verdadeiras preciosidades para tudo: para o modo de ver a vida, a criança, nós mesmxs, para maternar, para por em prática! Todos os downloads são gratuitos!

a criançaaA Criança – Maria Montessori
Download aqui

Como mãe este é o meu livro preferido, sem sombra de dúvidas, e de uma das minhas autoras favoritas (como mãe e como educadora). Uma das primeiras obras de Montessori e uma das mais humanas! Ela apresenta-nos um novo olhar, muito sensível e objetivo, acerca da criança, seu desenvolvimento e sua chegada, recepção e vivência no mundo. Traz ideias práticas excelentes para a convivência e, não duvide, vai mudar completamente sua forma de pensar as “verdades absolutas” que nos ensinam sobre as crianças na maternidade!

9782020674188Shantala, uma arte tradicional – Frederick Leboyer
Download aqui

Só pra começar: esse livro não poderia ser menos que PERFEITO vindo do Leboyer. Grande obstetra francês, autor de “Nascer Sorrindo”, que mudou tanto a visão sobre o parto que até se fala em “parto leboyer”. Neste livro, escrito de forma muito poética e tocante, ele transforma nossa visão sobre o nascimento e o parto do ponto de vista do bebê! Ou seja, como é esse processo pra ele. E, claro, todo aquele primeiro momento que vem depois! Principalmente, Leboyer traz a técnica da shantala, a massagem para bebês praticada por uma tribo na Índia. Talvez você já tenha ouvido falar! Infelizmente, na versão pdf não tem as fotografias ilustrativas que tem no livro físico. Mas podem ser achadas facilmente na internet (e vídeos no youtube), além de ser um daqueles livros que vale muito a pena ter na estante!

BeSAMEMUCHOBesame Mucho, como criar seus filhos com amor – Carlos González
Download aqui

Gonzalez também já é figurinha aqui dos post do blog, um médico pediatra de Zaragoza, de uma lente sensível e maravilhosa voltada ao mundo das crianças. O livro é um prato cheio para mães e pais que queiram entender melhor as fases de desenvolvimento da criança, refletir e pegar algumas dicas práticas sobre como lidar com as diferentes situações. Sem cortes abruptos, sem “deixa chorar”, sem o “vai estragar a criança”, sem a “independência do abandono”, é um dos grandes nomes na criação com apego.

manualgine_tapaManual Introductório a la Ginecología Natural (org.; idioma: espanhol)
Download aqui

*Resumo retirado da página Maria Govinda – Moda, Consciência e Sustentabilidade
“Este livro não tem a intenção de tirar todas as dúvidas sobre seu corpo, pelo contrário: pretende questionar sobre como te relacionas com ele e iniciar um caminho pela recuperação e pelo controle da nossa sexualidade usurpada.”

CAPÍTULOS: 1) O essencial está na alimentação; 2) As plantas; 3) Nosso corpo como território de luta; 4) Recuperar a sensibilidade do útero é possível; 5) Tens tocado e olhado sua vagina?; 6) A menstruação; 7) Os químicos presentes em absorventes; 8) Fertilidade e métodos anticonceptivos naturais; 9) Depois de uma relação de risco; 10) Parto: uma questão de poder; 11) Plantas afrodisíacas; 12) Doenças de transmissão sexual

7c08ee26-dae6-42a7-b27f-fb313c2ce257Mulheresquecorremcomoslobos_2014Mulheres que correm com lobos – Clarice Pinkola Estes
Download aqui

Um livro essencial para as mulheres que querem se conhecer melhor, iniciar uma jornada de autoconhecimento, desvendar segredos esquecidos do nosso universo feminino fora dos padrões patriarcais, machistas e dessa bolha fechada da sociedade e sistema que vivemos, que nos crucifica e aprisiona a alma. É uma análise da natureza instintiva e selvagem da mulher, perdida e apagada no tempo e que com certeza nos é trazida à tona com essas páginas maravilhosas. Recomendo!

(Em breve mais livros!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *