Plano de parto para cesárea? Sim!

pregnancy-discrimination-300x200

Não me vejo tendo uma cesárea por n motivos e luto para propagar o parto normal/natural, mas esta sou eu. Eu vejo mulheres que se prepararam para ter um parto natural, domiciliar ou hospitalar, escarneceram da ideia de cesárea até o último segundo… e precisaram dela. E se sentiram péssimas, ficaram depressivas, choraram por meses pelo parto “perdido”, inconsoladas pela não realização daquilo que idealizaram sem considerar os imprevistos da vida, que podem acontecer com qualquer uma de nós. Mas muito além disso, entretanto, há mulheres que querem ou só podem ter uma cesárea, também por n motivos. E mesmo se não for o caso de estarem condicionadas por razões médicas (delas ou do bebê), estão no seu direito de escolha. Devem ser respeitadas, pois é a sua autonomia. Então, por que não fazer um plano de parto para uma cesárea eletiva?

A cesárea eletiva é aquela que é agendada com antecedência pelo médico e a mãe. A mãe pode se perguntar como vai planejar uma cesárea em que ela tem uma participação mínima ou nula; a verdade, entretanto, é que não é por ser uma cirurgia que suas vontades são anuladas. E o corpo ainda é seu! Você tem opções e pode planejá-las também, assim como os planos de partos normais/naturais têm uma seção para referência “em caso de cesárea”.

Algumas coisas que você pode explicitar:

1.       Gostaria que fosse feita antes ou depois do trabalho de parto?

2.       Você gostaria de receber sutura dupla ao invés de uma sutura única?

3.       Gostaria que o cateter urinário fosse colocado depois de receber a peridural?

4.       Gostaria de receber peridural ou raquidiana? Com ou sem sedação?

5.       Gostaria que os cirurgiões mantivessem o mínimo de conversa paralela (ou mesmo silêncio) durante a cirurgia?

6.       Gostaria que os cirurgiões descrevessem tudo que se passa para você?

7.       Gostaria que abaixassem os campos para que você possa ver o bebê?

8.       Gostaria que ele fosse colocado no seu colo antes de fazerem os procedimentos?

9.       Quem você gostaria que te acompanhasse durante o parto?

10.   Gostaria de receber (ou não) algum medicamento no pós-operatório?

11.   Gostaria que o pai segurasse o bebê durante as reparações cirúrgicas ou gostaria que ele ficasse com você?

12.   Caso o bebê vá para a UTI neonatal, o pai ficará com ele ou fica junto da mãe? Alguma outra pessoa ficará com a mãe?

Doulas não são só para partos normais/naturais, você pode recorrer a uma doula também para a cesárea. Ela te dará apoio informacional e emocional, ajudando a passar pela situação de forma positiva e sadia. Muitas mulheres sentem medo da cesárea, principalmente quando não é necessariamente uma escolha dela (mas sim uma imposição de saúde): então, por que não uma doula? Por que não um plano de parto?

Como eu disse no outro post feito sobre Plano de Parto, você pode pedir que seu médico assine, mas nada garante que ele será seguido à risca: será uma ferramenta a mais para você, um resguardo e também uma forma de segurança e tranquilização pessoal para que possa idealizar seu parto da maneira como quer que seja. Cesáreas podem ser respeitosas e mais humanas! E todas as mulheres merecem isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *